sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ajudar a MADEIRA

Se todos ajudarmos não custa tanto...


Os Correios vão aceitar a partir desta terça-feira o envio gratuito de bens essenciais para fazer face à tragédia que assolou a Madeira, no último fim-de-semana.

A caixa solidária está disponível em todas as 900 estações de correios do país. As pessoas que queiram ajudar os madeirenses têm apenas de pedir uma destas caixas no balcão dos CTT e escrever a palavra «MADEIRA» no espaço do destinatário, sendo que a encomenda está livre de qualquer imposto de selo.

A população madeirense necessita de lençóis, cobertores, mantas, almofadas, roupa interior masculina, feminina e infantil, roupa em geral, produtos de higiene, fraldas, leite em pó, comida para bebé e enlatados.

As caixas solidárias vão chegar à Caritas da Madeira que, por sua vez, tratará de gerir os bens oferecidos, tendo em conta os pedidos de ajuda. O apoio reverterá também para outras instituições como a Associação Protectora dos Pobres, a Delegação Regional da Abraço no Funchal, a ADENORMA (Associação para o Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira) e o núcleo regional da ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro), na Madeira.

A campanha está integrada no Projecto de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, promovido pelos CTT. O projecto incentiva qualquer cidadão a praticar boas acções, ao poder enviar, sem custos, bens essenciais para cerca de 30 instituições de solidariedade social.

Cantinho das Estrelas

Olá Papás!!
Depois das “mini férias” e dos festejos do Carnaval, estamos de volta!
No nosso “Cantinho das Estrelas”, reina a brincadeira e a boa disposição, adoramos brincar uns com os outros e com as nossas professoras. Como sempre, continuamos todos muito atarefados com os trabalhinhos na nossa sala, pois temos muitas surpresas para desvendar mas por enquanto é segredo!!
E é tudo esta semana.
Beijinhos

Sala das Borboletas

Olá a todos!

Cá estamos nós mais uma semana, semana esta em que voltámos novamente ao trabalho, apesar de nos tempos vagos fazermos as nossas traquinices, que não sapo poucas, como mandar bolas da piscina para fora da sala, enfim, brincadeiras muito divertidas. Ah!Ah!
Voltando ao trabalho, estamos a preparar as surpresas para o dia da mulher e também para o dia do pai. Surpresas essas que estão a ficar engraçadas, por isso temos de nos empenhar agora nos trabalhos da sala para depois quando tivermos de “férias” podemos voltar à carga das nossas traquinices. Por agora é tudo.

Bom fim-de-semana
Sala das Borboletas

Sala do Ping-Ping

Olá Papás!!

Esta semana foi uma animação!! Fartámo-nos de brincar, rir, mas também de trabalhar!
Como gostámos tanto de brincar com 1 bola, aproveitámos e fizemos um trabalho na nossa sala que ficou muito colorido. Usámos papel celofan e fizemos algumas colagens. O trabalho está exposto na sala, para que todos o possam ver. As nossas Mamãs e Papás vão ficar orgulhosos e perceber que somos uns artistas.
Como já somos muito crescidos, começámos a aprender a ir ao bacio. Tem sido uma aventura!
Para a semana voltamos com mais novidades.
Beijocas

Casinha de Chocolate

Olá, olá…

Mais uma semana de trabalho, brincadeira e muita diversão que termina.
Voltámos ao tema dos Animais, estivemos a falar sobre o porco. Aprendemos onde vive, o que come e o que nos dá para comer. Fizemos uma pintura que ficou o máximo!!
Estivemos também a adiantar o nosso trabalho para o dia da mulher que terminaremos para a semana e mais não podemos revelar.
Continuamos a brincar e a divertirmo-nos imenso. Agora gostamos de brincar às cantigas! Como? Simples, fazemos um palco com as peças do lego e vá de saltar lá para cima e cantar, cantar, cantar…
A João e a Tina até dizem que vamos aos Ídolos quando crescermos! Lolololo.

Enfim...só brincadeira da boa.
Muitas beijocas dos chocolatinhos

Sala Amarela

Olá a todos!!!

Esta semana, temos uma grande novidade, demos início à marcação das presenças, onde cada menino tem um símbolo e marca a sua respectiva presença, desta forma associamos o símbolo ao nosso nome e ficámos a aprender os dias da semana.
As nossas professoras explicaram como se realizava a marcação das presenças, e agora cada manhã é um de nós a chamar os amigos pelos símbolos e cada um.
Nesta semana também demos início a um novo tema: Os seres Vivos.
Iniciámos o tema através de livros com imagens reais onde fizemos a separação dos animais por conjuntos. Separámos em animais da terra, animais da água e animais do ar.
Depois de visionarmos os livros fizemos um desenho do animal que mais gostámos.
Fizemos também a selecção de animais da terra e animais da água da pintura dos respectivos animais.
Por esta semana é tudo.
Beijinhos
Sónia e Marisa

Sala Laranja

Olá, cá estamos nós mais uma vez…depois do sucesso do Carnaval!...
Voltámos e mais uma vez com força e com sucesso. Temos que o dizer, não levem a mal, mas alguns de nós já fizeram 4 anos e outros vão fazer brevemente, por isso dizemos com orgulho que brincamos muito na sala com os amigos, com a João e com a Nocas, mas também aprendemos e partilhamos muitas coisas.
Esta semana a nossa amiga L. teve a tarefa de iniciar o dia no tapete. Foi difícil para ela nos dois primeiros dias da semana, pois é uma amiguinha que fica muito inibida e constrangida de falar para o grande grupo, mas foi com orgulho que venceu a sua inibição e no resto da semana correu muito bem.

Voltámos ao tema do Corpo Humano, as diferenças entre meninos e meninas, a importância que o nosso corpo tem, porque nos transmite expressões que nos fazem perceber se os amigos, os pais ou quem estiver à nossa volta se sentem tristes, contentes ou zangados, etc…
A João e a Nocas, leram uma história que nos ajudou a perceber melhor.



Daqui surgiu um trabalho muito engraçado, muito “expressivo” num rosto sem expressão, foi só desenhar uns olhos, uma boca, um nariz e vejam só o que surgiu!!


De uma grande conversa de tapete sobre o nosso corpo surgiu a “descoberta” de três partes essênciais, a cabeça, o tronco e os membros e como olhámos para os colegas foi fácil! O mais engraçado foi fazer o contorno de uma menina e de um menino. Depois foi colocar-lhe cabelo, olhos, orelhas enfim…
Muito trabalho de grupo, mas que nos levou para uma “consciência” muito mais pormenorizada do nosso corpo.



Foi uma semana de muito trabalho e como sempre muita brincadeira e muito mimo da João e da Nocas, bem merecemos o descanso e se a chuva deixar, um bom passeio na rua…


Bom fim-de-semana
João e Nocas

Sala Verde

Olá! Olá!

De volta para mais umas ricas semanas de pura diversão e aprendizagem.
Depois da festança vem a bonança, lolo. O Carnaval foi muito divertido, adorámos vestir os nossos disfarces e de brincar com os amigos.
Lá retomámos os nossos trabalhos e terminámos o tema dos meios de transporte em grande. Todos juntos realizámos vários trabalhos e todos bem criativos. Mas o que nós gostámos mais de fazer, foi um o projecto da” mini-cidade”, onde todos nós participámos de alguma maneira, uns construíram em plasticina meios de transporte, outros árvores e flores, … foi bem divertido e ficámos muito orgulhosos do trabalho final. Ora espreitem…

Com o tema dos meios de transporte trabalhámos a segurança rodoviária, espreitem lá…

Aprendemos como se deve atravessar numa passadeira, que devemos respeitar os sinais de trânsito, que devemos usar sempre o cinto de segurança nos automóveis, etc. As nossas professoras repararam que nós já temos a consciência de como nos devemos comportar na rua e ficaram muito satisfeitas com as respostas de cada um.
Esta semana ainda deu para irmos até à rua brincar um pouco, apesar deste Inverno tão rigoroso.
Entretanto já iniciámos um novo tema, enquanto os meninos brincavam, conversavam entre si e estavam a discutir o que gostariam de ser quando fossem crescidos…ora pegando nessa conversa o tema a trabalhar é: As profissões.
Para a semana damos as novidades à cerca deste tema, que está a ser bem divertido trabalhar.
Para já desejamos que o trabalhinho de casa que mandámos esta semana para os pais seja bem divertido de fazer com os vossos filhotes.
Queremos aproveitar este cantinho para agradecer à mamã da S. V. e à nossa amiga I.N. que na 6ª feira nos trouxeram para o lanche um delicioso bolo de iogurte.

Beijinhos

Tranças e Sóninha

Sala dos Finalistas

Olá a todos!!

Após estas “mini-férias”, para brincarmos ao Carnaval, regressámos e com muito trabalho…
A Sandra e a Maria tiveram a organizar os nossos trabalhos dentro das capa e ficaram de “boca aberta”, com a evolução que nós tivemos desde Setembro até agora….nos números, no escrever o nosso nome, no traço, na pintura…
Sendo assim vamos continuar o nosso trabalho para que no final do ano lectivo a surpresa seja a mesma ou ainda melhor!!
Apesar de trabalharmos muito, também temos tempo para brincar, actualmente a nossa brincadeira preferida é brincar à “Escola Primária”!!

Durante estas “mini-férias” a M. trouxe diversas plantas /arbustos que foi colher com o avô, para mostrar aos amigos. Etiquetou todas as plantas/arbustos para todos sabermos os nomes, como por exemplo:
- Loureiro
- Gilbardeira
-Urze
- Carqueja
- Feto


A Sandra e a Maria plantaram os Fetos e por graça acrescentaram os arbustos.

Obrigada M. e Avô.

Até para a semana
Sandra e Maria

A.T.L.

Olá a todos!!

Bem vindos a mais uma riquíssima semana aqui no A.T.L. (rica sim e os tesouros somos mesmo nós!!!, lolololo)
Mas vamos tentar ser breves e resumir um pouco as coisas. Para começar dois colegas nossos trouxeram-nos gomas, rebuçados e chupas para adoçarmos a boca e o “espírito” irrequieto, soube mesmo bem!!!
Na música já andamos a ensaiar com a flauta para a festa (é preciso estarmos bem concentrados, mas vai correr tudo bem).
Na expressão plástica continuámos com os trabalhos sobre a banda desenhada e já há alguns projectos terminados.
Aqui fica um “cheirinho” de como estão a ficar…

Na 6ª feira esteve cá a fotógrafa Ana para tiramos as últimas fotos que faltavam - ficámos todos muito bem. Para além disso para acabar bem a semana também era dia livre e URRA, URRA, URRA, URRA a semana terminou…

Beijinhos e até para a semana

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

No Teatro de Almada

Dias 5 e 6 de Março.
(clicar na imagem para aumentar)
Ver mais detalhes aqui.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Desfile dos Chapéus do A.T.L.



O desfile...
O júri e o "público".
As nomeações e condecorações dos vencedores....
1º - L.
2º - J.T.
3º - I.L.
Prémio da originalidade - R.P.
As restantes crianças receberam um prémio de participação.
Parabéns a todas as crianças e professoras pelo excelente trabalho.
Os vencedores.

O Mestre Cuco deseja a todos aqueles que

nos visitam um Bom Carnaval.

Cantinho das Estrelas

As nossas Estrelinhas.
Saco com Gomas em forma de coração.

Sala das Borboletas


As Lagartas e as Borboletas.
Uma corrente para a chucha com um coração.

Sala do Ping-Ping

Somos os Ping-ping's.
Caixinha com bolinhos.

Casinha de Chocolate

Somos os "Lollypops".
Um porta fotografias.

Sala Amarela


Somos os Anões/Duendes.

Caixinha com " Areias" em forma de coração.

Sala Laranja

Somos Cowboys e Índias.
Calendário 2010.

Sala Verde


As Figuras Geométricas.
Íman para o frigorífico.