sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cantinho das Estrelas

Olá!!

Com a aproximação do Carnaval e do Dia de São Valentim, tivemos uma semana cheia de trabalho, pois as nossas professoras estão muito atarefadas.
Apesar de todas estas actividades, continuamos a ter muito tempo para as nossas brincadeiras e travessuras.
Para a alguns dos nossos amiguinhos, vai começar uma nova etapa, pois vão transitar para a Sala das Borboletas - vamos sentir muito a sua falta mas estamos contentes com a sua clara evolução. Em compensação, aproveitamos para dar as boas vindas aos recém-chegados ao nosso “Cantinho das Estrelas”.
Beijinhos

Sala das Borboletas

Olá!!

Mais uma semana e cá estamos nós…
Aqui na sala das borboletas não paramos um bocadinho…por isso mesmo as nossas professoras continuam atarefadas com os fatos de Carnaval. Para nós também vai ser uma surpresa, pois não conseguimos prometer a ninguém se vamos gostar de os ter vestidos ou não!!!
Até ao dia de Carnaval só podemos esperar e ir fazendo as nossas traquinices habituais.
Tal como fizemos a semana passada, vamos falar-vos da nossa rotina na sala:
- A hora da sesta.
Este é um dos momentos que nos agrada mais, pois podemos recuperar toda a energia que perdemos ao longo da manhã.
Assim, quando acordamos estamos de novo preparados para brincar, explorar, comer e fazer mais traquinices.
As rotinas são uma ferramenta muito importante para o nosso desenvolvimento global, pois ajudam-nos a compreender noções temporais e espaciais.
Pois é, tão pequeninos que nós somos e já começamos a adquirir conhecimentos, que nos vão ajudar toda a vida.
Depois do almoço lá vamos nós fazer a nossa higiene…e que bem que sabe ter alguém a dar miminhos, apesar de zangados quando as nossas professoras teimam em nos colocar soro no nariz!!
Todos nós já abemos onde é a nossa cama e depois de arranjadinhos lá vamos nós para o quentinho…
As professoras aconchegam-nos e dão-nos um beijinho para dormirmos bem.
Quando nos levantamos cheios de energia até ajudamos (à nossa maneira) as nossas professoras a arrumar os colchões e a roupa da cama.
Aqui ficam algumas fotos da nossa rotina para vos mostrar o quanto estamos crescidos!!

Pais, não se esqueçam de trazer o que vos pedimos!!
Beijinhos e até para a semana.

Sala do Ping-Ping

Grrrr….que frio!!!
Como prometido na semana passada, iniciámos um trabalho sobre o Inverno. Fizemos um trabalho colectivo - um guarda-chuva - e não nos esquecemos que para o usarmos necessitamos das pequenas gotinhas de água.
Em cartolina, no formato de uma gota, pintámos com os dedos livremente, deixando a imaginação fluir. Demos maior importância a este trabalho devido ao nome da nossa sala - Ping-Ping.
Os trabalhinhos estão afixados no placard à entrada da nossa sala, para os Pais poderem espreitar.

As nossas crianças tem-se portado bem e nota-se visivelmente a sua evolução. Estão numa fase que querem sempre mais e até já questionam o que fazemos.


Uma boa semana para todos
Ana e Joana

Casinha de Chocolate

Olá!!

Esta semana continuámos a falar sobre o tema dos animais!
É um assunto de que gostamos muito. Aprender o que comem, onde vivem!!...
Para além destas informações ainda temos a oportunidade de trabalhar com vários materiais e utilizar várias técnicas.
No final o efeito é super divertido e colorido.
A nossa sala fica um espectáculo, não acham??
Somos uns artistas!!!

Como o Carnaval está aí à porta, temos um pedido a fazer. Queríamos pedir a colaboração dos pais com umas collants e uma camisola castanha, por favor, para podermos completar a nossa máscara de Carnaval.

Até para a semana.
Os “chocolatinhos”

Sala Amarela

Olá a todos!

Esta semana iniciámos um novo tema aqui na sala: o tema da Família.
De modo a perceber melhor o tema, tivemos conversas no tapete sobre o mesmo, onde podemos mencionar os membros da nossa família e depois fizemos um desenho.
Fizemos também digitinta com várias cores, além de desenharmos a “mãe” e o “pai”, podemos também lembrar e explorar novamente as cores.
Aproveitamos para pedir aos pais uma fotografia da família para podermos realizar um mapa da família.
E como o Carnaval está quase a chegar, já andamos muito atarefados com as nossas máscaras. Esta semana ficamos por aqui, para a semana estaremos de volta com mais novidades.

Beijinhos
Sónia e Marisa

Sala Laranja

Olá!!
Esta semana foi calma. Brincamos muito, a João e a Nocas andam um pouco entretidas com umas máscaras de Carnaval, que ao que parece, além da surpresa que vão causar, vão ficar fantásticas…espreitem…

Ao nosso amigo L.C., esta semana, coube-lhe a tarefa de iniciar os dias marcando as presenças. Cantámos e ouvimos algumas histórias que alguns amigos trouxeram de casa.



Mas interessante, interessante foi a descoberta do nosso corpo e do qual já temos consciência, a nossa amiga M.T. diz que as meninas vão ser mães e o F.S. diz que os meninos vão ser pais e avós.




Iniciámos então um trabalho - começámos todos por pintar um menino, mas como a nossa imaginação é fértil, cada um pintou à sua maneira - surgiram, meninos de cabelo azul, pele colorida, meninos castanhos, enfim, somo todos diferentes.



No trabalho seguinte, da menina, apesar de todos diferentes, todos nós tivemos a noção da nossa cor de pele, da cor dos cabelos, alguns de nós apercebemo-nos que as meninas são vaidosas e pintámos-lhes uns brincos, enfim, pequenas coisas que fazem a diferença.

Bem pais, ao que parece, vai continuar este tema na próxima semana, vamos aproveitar o fim de semana com frio mas com o sol a espreita lá fora.

Bom descanso
Beijinhos
João e Nocas

Sala Verde

Olá, olá!!

E cá estamos nós para mais uma semana…Esta semana foi dedicada praticamente aos fatos de Carnaval, e nós estamos a ajudar as nossas professoras a realizá-los…ainda vão ficar mais bonitos. Fica aqui apenas um cheirinho do que andamos a fazer.Esta semana o frio apertou apesar do sol ter estado quase sempre presente. Não deu para irmos para a rua todos os dias mas brincámos muito na nossa sala. Só no final da semana é que lá vestimos os nossos casacos e fomos brincar lá fora…e que bem que soube.O ponto alto da semana foi a chegada do novo membro…noc, noc…mas quem será que está a bater à nossa porta??!!!
Uma tartarugaaaaaaaaaaaaaaaaaa…que linda, tão pequenina, é verde…risos e gargalhadas de felicidade.
Pois é, as nossas professoras decidiram oferecer à nossa sala uma tartaruga e ficámos muito contentes e entusiasmados. Claro que serviu logo de tema de conversa e lá fomos dizendo um a um o que sabíamos sobre este animal. Depois todos realizámos um desenho da nossa tartaruga e registámos tudo o que sabíamos sobre elas…e ficaram maravilhosos.
No final da semana lá realizámos mais uma ficha de grafismos do nosso livro – na horizontal e na vertical. E parece que já somos mais crescidos, depois de recebermos os livros ficamos muito atentos à explicação e depois fazemos o trabalho com muita dedicação…as nossas professoras vão dando sempre uma espreitadela pelo ombro de cada um para ver se tudo está a correr bem.
Esta semana é tudo, na próxima temos um teatro pelo meio e vamos dar continuidade ao tema dos meios de transportes e continuar a trabalhar nos fatos de Carnaval.

Beijinhos
Tranças e Sóninha

Sala dos Finalistas

Olá!

Esta semana foi mais tranquila para nós…a Sandra e a Maria tem tanto trabalho que nos deixaram mais algum tempo para brincar… elas só pensam no Carnaval /dia dos Namorados; dia dos namorados /dia de Carnaval…falam em preto, branco, vermelho…mas o que será que elas estão a fazer para nós?!!!
O que a Sandra e Maria fizeram, mas não foi para nós, mas sim para os nossos pais, foi uma mascarilha para enfeitarmos em casa.
Tem que vir bem bonita, pois é para colocar no nosso corredor…temos de trazer até dia 3 de Fevereiro.
Através de uma ficha de trabalho surgiu a ideia de que:
“se fosses um animal por um dia, gostaria de ser…”
Conversámos sobre esta frase e fizemos um desenho sobre a mesma. Surgiram animais como:
- Um cão
- Uma cadela
- Uma borboleta
- Um gato
- Uma girafa

Ficaram uns desenhos bem bonitos desenvolvendo assim a nossa imaginação.
Na nossa aula de inglês aprendemos mais 2 animais a galinha – chicken e o coelho – rabbit
Esta semana tivemos uma boa surpresa na nossa sala…não é que a M.P. trouxe o Eugénio, para passar o dia connosco…É tão simpático e tão querido…gosta do barulho e também gosta muito de cantar. O quê!!? Não sabem quem é o Eugénio? Ah!...nós vamos apresentar….

É lindo não é?
Obrigada Eugénio e M.P. por teres vindo à nossa sala.

Ate para a semana
Sandra e Maria

A.T.L.

Alô!!!

Desenha….corta…apaga….rasga…. cola….descola….aproveita….recicla….etc., etc., etc. …
Tudo isto e muito mais fizemos nós esta semana na expressão plástica. Pois é, estamos a “deitar mão” ao nosso 2º Projecto, o concurso de chapéus.
1º Desenhámos e planeámos como deve de ser: 2º Pensámos num nome que descreve melhor os nossos “projectos individuais” (os chapéus)

3º Toca a trabalhar!!
Aqui sim, chegou a parte super divertida – transformar a nossa ideia em realidade!!!

Querem ver mais?? Então apareçam…

Beijinhos


O A. T.L.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cantinho das Estrelas

Olá!

Mimo, mimo e mais mimo é o que temos dado desde que começámos o ano lectivo. Mas agora, os nossos meninos já nos começam a conhecer e a pedir colo e atenção.
Esta semana tivemos dois meninos que fizeram o seu 1º aniversário (M. e C.), muitos parabéns e que sejam muito felizes.
A aula de música foi calma e brincámos com um balão, gostámos do ritmo e isso tranquilizou-nos.

Uma boa semana
Célia e Tânia

Sala das Borboletas

Olá!

Brincar, brincar, brincar é a regra da nossa sala e todos nós a sabemos aproveitar ao máximo... Ao longo do dia deixamos as nossas professoras de “cabelos em pé” com tudo aquilo que já conseguimos fazer. A piscina das bolas já não tem segredos para nenhum de nós e é aquilo que nós mais adoramos na sala; é grande e está cheia de bolas que nós podemos, sorrateiramente, atirar para fora para que depois as nossas professoras tenham mais um pouquinho para fazer... Mas, apesar de tudo, alguns de nós já ajudam a arrumar a sala, pois para nós também representa uma brincadeira.

Outra das rotinas que nós adoramos é o momento das bolachas...
Pois é, nós comemos as que nos dão e estamos sempre a pedir mais. Aí sim, estamos sempre bem comportados, sentados e atentos a tudo o que as professoras nos dizem, pois sabemos que temos de aproveitar para saborear bem o momento.

Ao longo do ano as nossas professoras vão-nos ensinando algumas regras e comportamentos a ter durante as rotinas e nós, como estamos a ficar muito crescidos, já as compreendemos, pois só assim vamos conseguir crescer ainda mais e perceber a importância das regras no nosso dia-a-dia.
As nossas professoras continuam a trabalhar para o tão esperado Carnaval, mas parece que ainda é tudo uma grande surpresa!!!
Pedimos aos pais que nos tragam:
Meninas – Camisola e collants cor-de-rosa e uma chucha
Meninos – Camisola e collants verde e uma chucha

Obrigada e Beijinhos
Sala das Borboleta

Sala do Ping-Ping

Olá!


Esta semana continuámos a trabalhar o tema - os animais.
Com a ajuda de pacotes de leite, fizemos uma vaca, onde pintámos e esponjámos as manchas.
Para a semana vamos fazer uma pausa neste tema, para iniciar o trabalho do Inverno e do Carnaval.
Imaginam ao que nos vamos mascarar este ano?? O que será, o que será????
Beijinhos e até para a semana.

Ana e Joana

Casinha de Chocolate

Olá!

Mais uma semana se passou e tantas aventuras e experiencias vividas cá na sala!!
Esta semana falámos sobre os animais:
A ovelha, o Peixe, a vaca e a galinha.
Aprendemos o que comem, onde vivem e o que nos dão para comermos, como o leite, os ovos e o próprio peixe.
Mesmo com tanto trabalho, ainda temos tempo para brincar e para nos divertirmos muito. Aqui na nossa sala é mesmo assim, aprendemos através da brincadeira, e é tão bom!!!


Até para a semana
Ana João e Cristina

Sala Amarela

Olá a todos!

Esta semana demos continuidade ao tema do inverno. Continuámos com a conversa no tapete sobre o tema e realizámos uma pintura/colagem de um boneco de neve.
Aproveitámos os primeiros raios de sol e fomos brincar para a rua - já tínhamos muitas saudades, pois com a chuva estamos impossibilitados de o fazer.
Esta semana também foi a semana da mudança – mudámos a disposição da nossa sala, agora temos mais espaço para brincar.
Ainda tivemos tempo para uma sessão de dança - com música bem alto, fomos repetindo alguns gestos que as nossas professoras iam fazendo.
Esta semana ficamos por aqui, para a semana estaremos de volta com mais novidades.

Beijinhos
Sónia e Marisa

Sala Laranja

Olá!

Que bela tarde de sol que nós aproveitámos lá fora esta semana.
Finalmente podemos correr, saltar, andar nos cavalinhos e brincar ao ar livre.
Que bem que nos soube!!


Mas como na nossa sala temos tempo para tudo, além da brincadeira continuámos o tema “O Inverno”. Estivemos a falar sobre as alterações da Natureza.
Nesta estação do ano, apercebemo-nos que as árvores estão despidas, sem folhas.


Mas enquanto as árvores estão despidas, nós pelo contrário estamos mais vestidos, usamos casacos, cachecol, luvas, botas, enfim…o frio e a chuva é tanto que nós queremos é sentirmo-nos quentinhos.


E assim correu mais uma semana de "trabalho" aqui na nossa sala laranja, com a João e a Nocas a darem-nos muitos "ralhetes" mas também muito mimo e beijinhos.

Um bom fim de semana

João e Nocas

Sala Verde

Olá…olá!!!
Estamos tão contentessssssssss, e sabem porquê??? Os nossos livros já chegaram, e estamos muito empenhados nos trabalhos, até parecemos os meninos da sala dos finalistas, lolololo.
Também ficámos muito surpresos! …Então não é que o nosso painel de pintura da semana passada funcionou mesmo??!! O sol apareceu e nós estivemos quase todos os dias da parte da tarde na rua a correr, jogar à bola, brincar, apanhar sementes…foi muito bom.

Para além destas brincadeiras ainda surgiu pelo meio uma conversa sobre um animal muito interessante: - A Formiga. Ora estes bichinhos muito pequenos resolveram entrar na nossa sala, e portanto foi logo motivo de conversa no tapete. Descobrimos muitas coisas, mas o que mais gostámos foi fazer o desenho deste animal e da sua casa – o formigueiro. Ficaram mesmo giros, e digam lá se nós temos ou não criatividade.

Os meios de transporte também continuaram na ordem de trabalhos desta semana. Desta vez dividimos os meios de transporte em três tipos; os marítimos, os aéreos e os terrestres. Adorámos desenhá-los, cada um de nós é que decidiu o que ia desenhar e o resultado foi muito bom, pois tivemos liberdade de expressão e de escolha. Ora espreitem lá…

Esta semana estivemos nos ateliers e lá começámos a trabalhar para o Carnaval.
E voltámos a ser surprendidos pelas nossas professoras, recebemos mais dois fantoches das figuras geométricas - o circulo e o triângulo - ficámos mesmo contentes.


Boa semana

Tranças e Sóninha

Sala dos Finalistas

Olá!

Mais uma semana que decorreu com muito trabalho e actividades…esta semana, logo na segunda-feira, a Sandra e a Maria deram-nos um trabalho sobre os 5 sentidos: visão, olfacto, paladar, audição e tacto.
Só que…as nossas professoras sentiram que tínhamos dificuldades neste tema, então…retiraram-nos os trabalhos (dando-nos outros), sobre os 5 sentidos e disseram-nos que iríamos fazer experiências com os sentidos e que no final da semana quando a Sandra e a Maria nos dessem o mesmo trabalho, iria correr muito melhor.
Assim foi…as nossas professoras trouxeram-nos muitas coisas para a sala - até pensávamos que íamos fazer um bolo, pois havia açúcar, chocolate, laranja, limão, só que também havia cebola, alho, bacalhau, vinho, pimenta…

Desistimos logo da ideia de que seria um bolo. Mas afinal seria o quê? Era para fazer “testes” aos nossos sentidos.
Visão: “lemos” uma história só de imagens e observámos vários objectos da nossa sala e sentimos como é muito bom e importante termos a visão para podermos ver tudo o que existe.


Olfacto: de olhos vendados, foi-nos dado a cheirar alguns alimentos para nós adivinharmos, ex: cebola, alho, bacalhau, vinho, laranja, limão… Paladar: sentimos diferentes sabores de alimentos e tínhamos que adivinhar e dizer se era doce, salgado ou ácido. Ex: laranja, chocolate, açúcar, pimenta, canela…

Audição: também de olhos vendados, tínhamos que descobrir sons, ex: as vozes dos amigos, sons feitos pelos objectos…

(sons dos objectos)
Tacto: sentimos várias texturas de tecidos, ex: áspero, macio, liso, com relevo…o frio e o quente. Depois destes “testes” aos nossos 5 sentidos, a Sandra e a Maria, deram-nos o trabalho do início da semana e não é que o fizemos com muita facilidade…ficamos muito contentes e as nossas professoras também.

Na nossa aula de Inglês, aprendemos mais dois animais: o porco – Pig e o pato – Duck.

Durante a semana conseguimos ir à rua correr um pouco o que nos agradou muito, pois temos tantas saudades de brincar na rua…

Queremos deixar aqui vários beijinhos, para os meninos que em Dezembro fizeram os 5 anos, o T.B., a S.H. e a M.P. e muito obrigada pelos bolinhos de aniversário.
Já durante este mês de Janeiro também a B.S., o R.M. e o G.B. fizeram anos, muitos parabéns aos 2 meninos e muito obrigada pelos bolinhos.

Beijinhos
Sandra e Maria